Motor Euro IV Ssangyong

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Saiba nesse post quais são as diferenças no motor D20DT (Euro IV) comparado ao motor D20DT.

Com o avanço dos anos, foram regulamentadas novas necessidades, uma delas é a de redução de gases poluentes, que a cada 4 ou 5 anos vão se modificando, nesse post iremos explicar as principais diferenças de um motor Euro IV para um motor sem essa tecnologia.

Padrão Europeu de Emissões Motores Diesel

Tier Data CO HC HC + NOx NOx Particulado
Euro I Jul. 1992 2.72 (3.16) 0.97 (1.13) 0.14 (0.18)
Euro II Jan. 1996 1.0 0.7 0.08
Euro II Jan. 1996a 1.0 0.9 0.10
Euro III Jan. 2000 0.64 0.56 0.50 0.05
Euro IV Jan. 2005 0.50 0.30 0.25 0.025
Euro V (proposto) Set. 2009 0.50 0.23 0.18 0.005
Euro VI (proposto) Set. 2014 0.50 0.17 0.08 0.005

O que mudou ?

Foi adicionado um novo sistema de EGR (Exhaust Gas Recirculation) que atua no controle de emissão de gases, que nada mais faz que a recirculação dos gases para uma nova queima, é ela que identifica o quanto de gases serão expelidos e o quanto serão reaproveitados na admissão reduzindo a produção de óxido de nitrogênio (NOx). A EGR agora é eletronicamente controlada.

  • Mudança no modulador de vácuo da turbina, como a EGR é eletrônica, não há mais um modulador acoplado para ela.
  • Alteração no Injetor e no Common Rail
  • Aumento do diâmetro dos canos do combustível. O diâmetro interno de 2.4mm ficou com 3.00mm. E o diâmetro externo de 6.00mm ficou com 6.35mm
  • Alteração do Sensor MAF, sensor de fluxo de ar HFM versão 6.0 agora possui comunicação por sinal digital. Ao invés de analógico como na versão 5.0.
  • Adicionado corpo de borboleta, realiza um melhor controle da entrada de ar.
  • Resfriador da EGR – Para melhorar a função da EGR e auxiliar no resfriamento dos gases foi adicionado um novo resfriador agora com passagem de água.
  • Novo Layout da EGR – Agora possui válvula E-EGR (EGR eletronica), um resfriador EGR, e um corpo de borboleta.

Inclusive como houve uma melhoria na refrigeração, acrescentando a refrigeração a água ao sistema de EGR a bomba d’agua trouxe modificações como aumento da potência e uma saída extra de água para o resfriador da EGR.

Bomba d’agua Ssangyong Euro IV

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