Motor Euro IV Ssangyong

1
54

Saiba nesse post quais são as diferenças no motor D20DT (Euro IV) comparado ao motor D20DT.

Com o avanço dos anos, foram regulamentadas novas necessidades, uma delas é a de redução de gases poluentes, que a cada 4 ou 5 anos vão se modificando, nesse post iremos explicar as principais diferenças de um motor Euro IV para um motor sem essa tecnologia.

Padrão Europeu de Emissões Motores Diesel

TierDataCOHCHC + NOxNOxParticulado
Euro IJul. 19922.72 (3.16)0.97 (1.13)0.14 (0.18)
Euro IIJan. 19961.00.70.08
Euro IIJan. 1996a1.00.90.10
Euro IIIJan. 20000.640.560.500.05
Euro IVJan. 20050.500.300.250.025
Euro V (proposto)Set. 20090.500.230.180.005
Euro VI (proposto)Set. 20140.500.170.080.005

O que mudou ?

Foi adicionado um novo sistema de EGR (Exhaust Gas Recirculation) que atua no controle de emissão de gases, que nada mais faz que a recirculação dos gases para uma nova queima, é ela que identifica o quanto de gases serão expelidos e o quanto serão reaproveitados na admissão reduzindo a produção de óxido de nitrogênio (NOx). A EGR agora é eletronicamente controlada.

  • Mudança no modulador de vácuo da turbina, como a EGR é eletrônica, não há mais um modulador acoplado para ela.
  • Alteração no Injetor e no Common Rail
  • Aumento do diâmetro dos canos do combustível. O diâmetro interno de 2.4mm ficou com 3.00mm. E o diâmetro externo de 6.00mm ficou com 6.35mm
  • Alteração do Sensor MAF, sensor de fluxo de ar HFM versão 6.0 agora possui comunicação por sinal digital. Ao invés de analógico como na versão 5.0.
  • Adicionado corpo de borboleta, realiza um melhor controle da entrada de ar.
  • Resfriador da EGR – Para melhorar a função da EGR e auxiliar no resfriamento dos gases foi adicionado um novo resfriador agora com passagem de água.
  • Novo Layout da EGR – Agora possui válvula E-EGR (EGR eletronica), um resfriador EGR, e um corpo de borboleta.

Inclusive como houve uma melhoria na refrigeração, acrescentando a refrigeração a água ao sistema de EGR a bomba d’agua trouxe modificações como aumento da potência e uma saída extra de água para o resfriador da EGR.

Bomba d’agua Ssangyong Euro IV

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here