Saiba nesse post quais são as diferenças no motor D20DT (Euro IV) comparado ao motor D20DT.
Com o avanço dos anos, foram regulamentadas novas necessidades, uma delas é a de redução de gases poluentes, que a cada 4 ou 5 anos vão se modificando, nesse post iremos explicar as principais diferenças de um motor Euro IV para um motor sem essa tecnologia.
Padrão Europeu de Emissões Motores Diesel
Tier | Data | CO | HC | HC + NOx | NOx | Particulado |
Euro I | Jul. 1992 | 2.72 (3.16) | 0.97 (1.13) | – | 0.14 (0.18) | |
Euro II | Jan. 1996 | 1.0 | – | 0.7 | – | 0.08 |
Euro II | Jan. 1996a | 1.0 | – | 0.9 | – | 0.10 |
Euro III | Jan. 2000 | 0.64 | – | 0.56 | 0.50 | 0.05 |
Euro IV | Jan. 2005 | 0.50 | – | 0.30 | 0.25 | 0.025 |
Euro V (proposto) | Set. 2009 | 0.50 | – | 0.23 | 0.18 | 0.005 |
Euro VI (proposto) | Set. 2014 | 0.50 | – | 0.17 | 0.08 | 0.005 |
O que mudou ?
Foi adicionado um novo sistema de EGR (Exhaust Gas Recirculation) que atua no controle de emissão de gases, que nada mais faz que a recirculação dos gases para uma nova queima, é ela que identifica o quanto de gases serão expelidos e o quanto serão reaproveitados na admissão reduzindo a produção de óxido de nitrogênio (NOx). A EGR agora é eletronicamente controlada.
- Mudança no modulador de vácuo da turbina, como a EGR é eletrônica, não há mais um modulador acoplado para ela.
- Alteração no Injetor e no Common Rail
- Aumento do diâmetro dos canos do combustível. O diâmetro interno de 2.4mm ficou com 3.00mm. E o diâmetro externo de 6.00mm ficou com 6.35mm
- Alteração do Sensor MAF, sensor de fluxo de ar HFM versão 6.0 agora possui comunicação por sinal digital. Ao invés de analógico como na versão 5.0.
- Adicionado corpo de borboleta, realiza um melhor controle da entrada de ar.
- Resfriador da EGR – Para melhorar a função da EGR e auxiliar no resfriamento dos gases foi adicionado um novo resfriador agora com passagem de água.
- Novo Layout da EGR – Agora possui válvula E-EGR (EGR eletronica), um resfriador EGR, e um corpo de borboleta.
Inclusive como houve uma melhoria na refrigeração, acrescentando a refrigeração a água ao sistema de EGR a bomba d’agua trouxe modificações como aumento da potência e uma saída extra de água para o resfriador da EGR.