Dicas peças para alinhamento e direção

2
82

Por vezes esquecido e apenas lembrado quando ocorre uma situação mais crítica, a revisão de itens relacionados a direção e alinhamento do carro são imprescindíveis para a segurança veicular.

Devido a isso é importante sempre relembrar esses itens, recomendo sempre durante o alinhamento e balanceamento do carro, aproveitar o carro suspenso no elevador e fazer a checagem de cada um dos seguintes itens:

Bieleta (bucha da bieleta)

Há bileta da roda esquerda e da roda direita dianteira. Ambas são diferentes.
Bucha da Barra estabilizadora

Buchas vão na dianteira e há a Bucha da Barra estabilizadora traseira


Terminal de Direção

Possui lado esquerdo e direito. Lados diferentes. Caso tenha defeito perceberá a direção um pouco mais pesada que de costume. Pode testar movendo o eixo dela, caso tenha algum barulho ou estiver solto deve ser feita a troca.

Barra Axial da Direção

Conectado ao terminal de direção está a barra axial de direção. Ao retirar o terminal de direção, caso a barra axial fique solta, simboliza que a peça está com defeito. Ela requer uma ferramenta especial para remover mais facilmente.

Barra axial Ssangyong 198mm

Para analisar os próximos itens primeiramente temos que conhecer a bandeja superior:

Bandeja Superior

A bandeja superior possuí um pivo (fixo) e uma bucha em cada extremidade. Para encontrar algum defeito é recomendado levantar o veículo e movimentar a roda procurando por folga em uma dessas partes, trocando as buchas quando necessário evita a troca prematura de toda a bandeja em decorrência da falha desse “pivô”. Ou seja, se o pivô der problema é necessário trocar a bandeja inteira.

Bandeja Superior Ssangyong – Actyon – Kyron

Bucha da Bandeja Superior

Vai no lado esquerdo e direito da bandeja, peças iguais para ambos os lados.

Bandeja Inferior

A bandeja inferior possuí mais alguns detalhes. Em cada extremidade é uma bucha de um tipo, em um lado uma menor e em outro uma maior, é fixado pelo parafuso do camber. Já na outra extremidade é onde fica o pivô. Mais ao centro há mais duas buchas, uma (a menor) que sustenta a bieleta e outra que sustenta o amortecedor.

Pivô

Pivô da direção – Possuí lado direito e lado esquerdo. É o grande responsável por segurar a roda. Requer sempre uma atenção especial.

Bucha Pequena da Bandeja inferior

Medidas aproximadas: 46,60 x 14,20 x 66,00


Bucha Grande da Bandeja inferior

Medidas aproximadas: 56,70 x 14,20 x 77,00Bucha Central da Bandeja

Na parte debaixo da bandeja há mais duas buchas, uma é responsável por segurar a bieleta (a pequena) e a maior segura o amortecedor (versões 4×4, exceto actyon 4×2).

Bucha menor (da bieleta)
Bucha Maior (do amortecedor)
Comprimento 1: 59 mmComprimento: 119 mm
Comprimento 2: 24 mmDiâmetro exterior: 41 mm
Diâmetro exterior: 41 mm

Vídeo sobre a localização das peças

Ações durante o alinhamento:

  • Passar graxa na cruzeta do cardan

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here