Qual pneu eu escolho ?

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A escolha de um pneu é uma escolha difícil, pois é algo que vai perdurar durante milhares de quilômetros e influencia em sua estabilidade e segurança.

Vamos tentar auxiliar na compra e na escolha ideal para o seu veículo.

Começamos com a banda de rodagem

Descrição dos Pneus fonte: http://www.akkarmotors.com.br/entenda-o-significado-das-letras-e-numeros-do-pneu/

A lateral de todo pneu possui códigos personalizados, que correspondem as suas características e tamanhos.

195/55/R16 87 V

195 – No caso do pneu acima o primeiro número corresponde a largura do pneu em milimetros, tendo 195mm de largura portanto

55 – Já a segunda numeração refere-se a relação entre altura e largura da secção, o calculo ficaria o seguinte: 55% de 195 (largura), ele possuí em altura 107,5mm.

R – Indica estrutura Radial

16 – Diâmetro interno do pneu em polegadas

87 – Índice de carga (o valor 87 é equivalente a 545kg por pneu), indica a carga máxima homologada para o pneu.

V – Índice de velocidade (V = 240km/h)

Escolha de pneus para carro 4×4

Vamos avaliar agora os pneus que estão na Ssangyong, trata-se de um pneu Continental Conticrosscontact LX2 245/70R16 T XL.Como já vimos anteriormente esses números significam algo, e agora já sabendo como fazer a leitura reconhecemos imediatamente que trata-se de um pneu bem mais largo e alto que o anterior. Tendo assim 245mm de largura, 70 (representando 70% a largura ou seja 171,5mm).

Outro valor diferenciado é o T que corresponde ao índice de velocidade, esse pneu roda com segurança até 190km/h. A velocidade já não é tão alta como o pneu anterior (por ser mais fino, mais especifico para corrida, mas também apenas para uso em rodovias).

Já a sigla XL corresponde ao termo Extra Load, que significa que o pneu possui mais resistência a carga, portanto mais camadas em sua carcaça, excelente para carros que costumam andar com peso elevado.

Ou seja tratando-se de uma SUV ou caminhonete, há a necessidade de um pneu maior, geralmente com mais borracha ou mais largo, até mesmo para facilitar o uso em estradas off-road.

PNEU AT (all terrain) versus HT (highway terrain)

Assim entramos em outra questão, você usa o veículo em estradas de terra, terrenos acidentados, areia, barro ?

Temos no mercado três tipos de pneus:

Pneu AT – All terrain – É um pneu de uso misto, bom em estradas asfaltadas e também em off-road

Pneu HT – Highway terrain – É um pneu mais voltado ao uso nas estradas, diriamos que para uso em 80% nas estradas e 20% em offroad. Geralmente gera menor ruído que os demais.

Pneu MT– Mud terrain – Pneus especiais para offroad, em estradas acidentadas, barro, são aqueles pneus grandes com sulcos bem profundos utilizados para trilha por exemplo. Possuí alta tração, não é recomendado para estradas asfaltadas, pois possui arrasto elevado o que eleva o consumo de combustível.

Diferenciar SUV de 4X4 é importante !

Um fato interessante e pouco observado é a moda SUV, um dos veículos mais vendidos do ano de 2022, o Chevrolet Tracker por exemplo, é categorizado como um SUV, porém vem de fábrica com pneus HT (uso mais exclusivo para estradas asfaltadas). São os chamados SUV de shopping. Salientamos que o Chevrolet Tracker 2007 por exemplo já vinha de fábrica com pneus de AT (de uso misto), era um veículo realmente feito para rodar no offroad.

Algo interessante para se alertar na compra do veículo se você gosta de fazer trilhas, ou necessita de um veículo mais robusto é verificar os modelos do veículo, se ele possuí 4×4 e se vem pneu de uso misto, isso já demonstraria a finalidade do veículo perante a fabricante e sua construção voltada a suprir as necessidades do offroad.

DOT – DATA DE FABRICAÇÃO DO PNEU

Escrito também no pneu, há a data de sua fabricação. É o número DOT (Department of Transportation).

DOT 659H D3RY 1617

No pneu acima temos a seguinte descrição: DOT 659H D3RY 1617

659H = Código da Fabricante – 65 = Continental – Fábrica no Brasil

D3RY – Medida e Modelo

1617 – Data de Fabricação – 16 Corresponde a semana e 17 ao ano. Portanto é um pneu de abril de 2017.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/dot-do-pneu-codigo-mudou/

OUTRAS INFORMAÇÕES

Há outras informações no pneu como:

Tipo de construção, pneu reforçado, apto a terrenos com lama e neve.

Continuando a análise do pneu Continental, ele possui as seguintes inscrições, vamos tentar explicar um a um seu significado:

  • 245/70 R16 111 T  – M.S – EXTRA LOAD – RADIAL – TUBELESS

M.S = mud and snow – Pneu apto ao uso em terrenos de lama ou neve, é uma certificação a mais do pneu, muito utilizada no exterior e necessário em pneus tipo exportação.

Extraload = Pneu reforçado para resiste a maior carga.

PNEU RADIAL

Radial = Os pneus são divididos entre radiais e pneus convencionais (ou diagonais), o que muda é a forma como é construído internamente.

Pneu radial é construído com uma malha feita com fios de aço, dispostos no sentido radial. Maior resistência a furos, rasgos e maior estabilidade, porém menor resistência nas laterais.

Já um pneu diagonal a camada de cobertura é feita por fibras têxteis.

PNEU TUBELESS

São pneus que não possuem câmara de ar. “A vedação é feita pela montagem da borda interna do Pneu sobre a superfície da roda (fonte)”. Todos os pneus veiculares atualmente utilizam essa tecnologia.

TREADWEAR, TRACTION, TEMPERATURE

Treadwear 740 – Traction A – Temperature B

O Continental em análise possuí as seguintes classificações:

  • Treadwear 740 – Traction A – Temperature B

ÍNDICE TREADWEAR

O índice treadwear é um dos críterios que avaliam a durabilidade do pneu, quanto maior o valor, maior é a durabilidade do pneus, porém cada empresa atribui a si uma numeração segundo seus critérios de avaliação, embora os dados sejam verificados pela DOT. Ou seja, a Treadwear de 700 de um pneu não necessariamente durará mais que um pneu Treadwear 500 de outra marca. Sempre é bom verificar a opinião dos donos, caso a caso.

TRACTION

É uma medida que avaliar a aderência do pneu em pista molhada, controlado em linha reta, assim como a habilidade de frenagem em pistas secas ou molhadas. No caso as escalas são: AA (a melhor), A, B, C (a tração mais baixa).

TEMPERATURE

Indica a capacidade do pneu em dissipar o calor. Tendo as classificações: A (a melhor), B e C (a pior). Em condições ideias de pressão.

ÍNDICE DE VELOCIDADE

A fim de identificar qual limite de velocidade por sigla, elaboramos a seguinte tabela:

Identificação no pneuLimite de velocidade com carga máxima
J100 km/h
K110 km/h
L120 km/h
M130 km/h
N140 km/h
P150 km/h
Q160 km/h
R170 km/h
S180 km/h
T190 km/h
H210 km/h
V240 km/h
W270 km/h
Y300 km/h
ZRacima de 240 km/h
(Y)acima de 300km/h

 

ÍNDICE DE CARGA

Índice de CargaCarga (kgs)Índice de CargaCarga (kgs)
80450100800
81462101825
82475102850
83487103875
84500104900
85515105925
86530106950
87545107975
885601081
895801091,03
906001101,06
916151111,09
926301121,12
936501131,15
946701141,18
956901151,215
967101161,25
977301171,285
987501181,32
997751191,36

Quais matérias primas são utilizadas em um pneu?

Diversas matérias são utilizadas atualmente, convém na pesquisa se atentar a esses detalhes para a escolha do pneu perfeito para o seu uso, a Pneustore fez uma lista incrível dos tipos disponíveis no mercado.

Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus tornando elastômero
Estireno-butadieno co-polímero (SBR) é uma borracha sintética que é muitas vezes substituída por borracha natural, em parte baseado no comparativo dos custos de matérias-primas
Polibutadieno é usado em combinação com outras borrachas devido às suas propriedades e por acumular baixo calor
Borracha Halobutyl é utilizado para o revestimento interior dos pneus tubeless devido à sua baixa permeabilidade de ar. Os halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são essencialmente compostos de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é mais caro
Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da borracha. Isto dá reforço e resistência à abrasão
Sílica, utilizada em conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um reforço de acumulação de baixo calor
Enxofre junta as moléculas da borracha no processo de vulcanização – Accelerators são compostos orgânicos complexos que aceleram a vulcanização
Ativadores assistem a vulcanização. O principal deles é o óxido de zinco
Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam rachaduras devido à ação da luz solar e do ozônio
Tecido têxtil reforça a carcaça do pneu.

GARANTIA

A garantia legal de pneus novos no Brasil é de 5 anos para defeitos de fabricação

SSANGYONG

Temos um post exclusivo falando um pouco mais sobre os pneus na Ssangyong e o cuidado com rodízio, calibragem e padrões da marca. Clique aqui para saber mais.

 

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