Post com dicas para você que necessita trocar seu para-brisa Ssangyong !
No dia seguinte a uma pequena viagem, eis que veio uma má surpresa, uma bela trinca na lateral do vidro.
Segundo a resolução do Nº 126 do Contran
Art. 3º Na área crítica de visão do condutor e em uma faixa periférica de 2,5 centímetros de largura das bordas externas do pára-brisa não devem existir trincas e fraturas de configuração circular, e não podem ser recuperadas.
Art. 5º Nos demais veículos automotores, a área crítica de visão do condutor é a metade esquerda da região de varredura das palhetas do limpador de pára-brisa.
Parágrafo único. Nos pára-brisas dos veículos de que trata o caput deste artigo, são permitidos no máximo dois danos, exceto nas regiões definidas no art. 3º, respeitando os seguintes limites:
I – Trinca não superior a 10 centímetros de comprimento;
II – Fratura de configuração circular não superior a 4 centímetros de diâmetro.
A trinca já estava se aproximando dos 10 centímetros e a tendência é sempre aumentar, ainda mais nesse formato, ou seja, não havia reparo, a substituição deveria ser feita.
Qual é o para-brisa certo para seu veículo ? Algumas perguntas devem ser respondidas !
Há sensor de chuva ?
Seu para-brisa possui aquecedor ?
Outro item é saber se seu para-brisa possui aquecedor elétrico
Caso ele possua ele terá a seguinte fisionomia, com linhas e serigrafia:
Confira qual marca é o vidro que está em seu carro, no meu caso é FANAVID, com logo Ssangyong. Fanavid é uma fábrica brasileira de vidros, com certificações para exportação, tem mais de 50 anos de história. Ligando para lá soube que a Ssangyong escolheu ela para ser a fábrica de peças de reposição da marca no Brasil.
Depois de vários orçamentos e inúmeros prazos, vários chegando até 20 dias para entrega e mais 1 dia de instalação. Coincidentemente a pessoa que me atendeu na Fanavid, infelizmente não peguei o nome dele, pessoa muito cordial, me citou algumas empresas parceiras por região e foi uma das que eu estava orçando, eles tinham em pronta entrega e entregavam o serviço na mesma tarde, e pela metade do preço da que não tinha em estoque e teria que esperar 20 dias, além de garantia vitalícia na mão de obra e parcelamento e é uma empresa que existe em outros estados. Com essas informações fiz o agendamento para as 15hrs da tarde.
É bem importante citar a questão do sensor de chuva e térmico, pois mudam muito os valores e alguns se aproveitam disso para oferecer algo como se fosse mais caro do que realmente é. E um ponto importante é a aplicação, que tem que ser bem feita, utilizando cola nova para não surgir infiltrações ou outros problemas.
O vidro para-brisa da Kyron é o mesmo da Actyon Sports ! É bom saber dessa informação as vezes por questão de estoque e registro.
Na hora da instalação revise qualquer problema que o vidro possa ter, como trincas, pois é um material mais frágil.
Encontrei um arranhão no primeiro para-brisa que trouxeram do estoque, felizmente havia mais uma unidade em perfeito estado
Enfim, espero que tenha respondido algumas dúvidas sobre a troca, a instalação às 18hrs estava pronta, eles trabalham com uma cola que seca mais rápido (metade do tempo !), a visibilidade melhorou bastante, se fomos considerar a idade do vidro, e questões como chuva ácida que atrapalham a visibilidade, e claro, trincas e pedras, fica a dica de evitar ficar atrás de caminhão seja por alguns segundos, mantenha uma boa distância e ultrapasse quando puder para evitar transtornos como esse.
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Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
a leitura!