EGR (Erro P0400)

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Nesse post iremos comentar e demonstrar sobre a EGR, suas conexões, problemas e diferenças, inclusive destacando as diferenças do Euro III para o Euro IV. Aproveite e veja o seguinte artigo comparando Euro III e Euro IV nas Ssangyong, que possui informações a mais sobre o assunto.

Válvula E-EGR (Erro P0400)

Foi adicionado um novo sistema de EGR (Exhaust Gas Recirculation) que atua no controle de emissão de gases, que nada mais faz que a recirculação dos gases para uma nova queima, é ela que identifica o quanto de gases serão expelidos e o quanto serão reaproveitados na admissão reduzindo a produção de óxido de nitrogênio (NOx). A EGR agora é eletronicamente controlada.

  • Erro Característico: P400
  • Erros secundários possíveis: P1234, P1235, P1236. P0101, P0102, P0103, P1103, P110A, P110B
  • Possíveis causas: Fiação, Válvula EGR, ECU
  • Sintomas: Controle da válvula EGR: Desativada. Controle da válvula acelerador: Desativada. Controle piloto automático (Cruise): Desativado. Ou seja, o carro perde desempenho na aceleração, perde o piloto automático, pode ser problema na EGR.

Algo que aconteceu comigo foi o forte cheiro de escapamento que entrava no carro, solucionado após a troca da EGR e limpeza da admissão.

Erro: P400 – Diagnóstico Oficial Ssangyong

Válvula E-EGR

Base da Válvula EGR

Base válvula EGR

Comparação da bomba d’agua Euro III e Euro IV

Detalhe que a Euro IV possui uma saída a mais de água (que é ligado ao resfriador da EGR).

Melhorias em relação a Bomba d’agua Euro4

A bomba de água centrífuga acionada por correia consiste em um impulsor, um eixo de transmissão e uma polia de correia.
O impulsor é apoiado por um mancal totalmente vedado. A bomba de água é atendida como um montagem e, portanto, não pode ser desmontada.
A capacidade da bomba de água foi aumentada devido ao refrigerador EGR, aumento do motor alimentação e porta de refrigeração adicional no bloco de cilindros.

Comparação e melhorias da bomba d’agua
Close – Bomba Euro III (sem saida para EGR) instalada em veículo Euro IV. Foi realizado o chamado Isolamento da EGR.
Vista mais de longe da bomba d’agua

A seguir fotos com a bomba Euro4 nova instalada.

Bomba d’agua nova instalada na Ssangyong
Repare na mangueira pequena na bomba d’agua, é a que se conecta ao resfriador da EGR.

Estrutura da Bomba d’agua

Detalhe para entrada da EGR

Resfriador da EGR (Euro IV)

O resfriador da EGR serve para resfriar os gases passados pela EGR. São resfriados através dá agua do radiador. O sistema é um só, a mesma água que passa para refrigerar o motor é passada pelo tubo de inox que resfria o tubo interno aonde passam os gases que já recircularam pelo sistema, aqueles gases que iam ser expelidos diretamente só reaproveitados, porém eles saem em altíssimas temperaturas o que requer um resfriamento ao entrar novamente no sistema de admissão para serem novamente reutilizados e assim reduzir os gases poluentes.

Esq. Euro IV agora com resfriador a água. | Dir. Resfriador antigo sem necessidade de água.

Problemas comuns com o resfriador:

  • Ele pode furar ! Ou seja a água que é utilizada para resfriar pode entrar em contato com os gases de alta temperatura, fazendo com que a água do veículo seque rapidamente, gerando fumaça branca no escapamento, podendo até ocasionar calço hidráulico. Parar o carro imediatamente e revisar o nível de água.
Resfriador de EGR e a valvula E-EGR
Por dentro do resfriador. Os furos para as passagens dos gases

COMO TESTAR O RESFRIADOR DE EGR ?

É necessário saber se ele está furado ou não, ainda mais na compra de um algum já usado. Em casos mais grandes, apenas passando água ou fumaça em uma das entradas e tapando a saída correspondente se verifica o problema. Porém em alguns casos necessitará de uma maquina que gere uma pressão maior em uma das vias.

Segue um vídeo com um exemplo de teste.

Layout do Sistema EGR

Percebe-se que foi adicionado o corpo de borboleta (que controla o fluxo de ar na admissão, ajuda a manter marcha lenta, entre outros), que trabalha em conjunto com a válvula EGR, aonde os gases são passados pelo resfriador e chegam até a parte inferior do corpo de borboleta (TBI).

Esq. Euro IV | Dir. Euro III

Vista do Corpo de Borboleta

Componentes de Exaustão Ssangyong

Válvula E-EGR – controla a válvula EGR eletricamente e envia o sinal de localização da válvula para ECU (controle do modulador de vácuo foi excluído)
Resfriador EGR – Diminuindo o gás EGR (NOx) de forma eficiente, resfriando o gás EGR e deixando-o fluir para o tubo de entrada

Componentes de exaustão Ssangyong (clique na imagem)

Diagrama de resfriamento do Motor D20DT (Euro4)

Repare no caminho no qual a bomba d’agua acoplada ao bloco do cilindro, recebe água através do “EGR cooler outlet hose”, que veio através do resfriador da EGR (EGR Cooler Assembly), vindo da porta resfriadora (Coolant Port).

Diagrama de resfriamento Ssangyong

Isolar a EGR ? Sim ou não ?

Prós: Melhor desempenho em baixa e média rotação. Em alta rotação não serve, pois nesse tempo a válvula permanece fechada. Melhor consumo a longo prazo, devido a redução do acúmulo de sujeiras dentro do sistema de admissão, já que os gases vão parar de retornar até ela, reduzindo a carbonização do motor, do coletor de admissão, válvulas.

Contras: Perder o piloto automático, possíveis erros, ainda mais se não for feita eletronicamente o isolamento. Carro entrar em modo de emergência. Alteração no funcionamento original do carro, como visto anteriormente passa por diversos componentes. Aumento da poluição. Aumento consumo a frio.

Recomendação

Se for fazer, faça em um profissional capacitado, principalmente aos que possuem veículo com E-EGR.

Particularmente aos que tem ela ativa, que ao menos uma vez por semana faça uma viagem longa na estrada, com constante velocidade, altas rotação, auxilia na limpeza e melhor funcionamento do carro. Diesel é feito para andar.

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